Proposta Pedagógica • Colégio ALUB

Proposta Pedagógica

O ALUB utiliza a legislação do ensino em vigor para estabelecer os fundamentos norteadores da prática educativa, aplicando na Educação Básica uma arquitetura pedagógica dos valores, códigos e símbolos que visam  resgatar comportamentos educativos pela consciência cidadã do: Saber “Ser”; Saber “Aprender”; Saber “Ter”; Saber “Fazer” e “Saber Conviver”.

Aliado a esse fundamento e em consonância com os Pilares da Educação defendidos pela UNESCO, permeia uma pedagogia voltada para o Aprender a Aprender focada na “práxis” dos conceitos sistêmicos de que o Educador e o Educando são partícipes e aprendizes, pela exploração da busca, da indagação, da investigação, da pesquisa, da demonstração e da experimentação como garantia dos saberes desenvolvidos.

A Rede ALUB tem como proposta o ingresso na universidade pública de uma forma democrática e abrangente a todos os níveis sociais, proporcionando ao aluno o desenvolvimento da autoestima, capacidade de estudo, além de despertar a cidadania e gerar uma consciência político-social.

Nesse sentido, temos como compromisso social oferecer uma educação de qualidade para todas as camadas da sociedade e acreditamos na necessidade de existir uma parceria fortalecida entre escola e família para que o processo de aprendizagem seja desenvolvido com uma base solidificada, pois entendemos que o mundo social faz parte da construção cognitiva do aluno mediante às relações estabelecidas dentro e fora da escola.

METODOLOGIA

Na concepção de educação desenvolvida pela Rede ALUB, a escola é vista como um lugar de intervenção pedagógica intencional. Nessa perspectiva, o professor tem o papel de intervir no processo, mediando o desenvolvimento potencial do aluno, tornando-o real.

Para tal, faz-se necessária a utilização de inovações tecnológicas e recursos disponíveis para ampliar as possibilidades da aprendizagem e trabalhar o currículo pensado pela instituição, entendendo este como uma práxis discursiva, o caminho que leva à união efetiva entre a teoria e a prática proposta, passando a ser visto como um processo político de mediação.

Nesse viés, um passo importante nesse processo é a mediação curricular, que auxilia professor e ajuda o educando a entender as situações de aprendizagem. Ademais, permite ao docente perceber a potencialidade de aprender de cada aluno. Para isso, é necessária a utilização dos conhecimentos prévios do educando a fim de desenvolvê-los para que se transforme em conhecimento real.

Em síntese, para que haja a educação e aprendizagem é necessário que o educando esteja envolvido (construa) dentro do processo educativo. Assim, currículo e práxis educativa devem voltar-se para a construção de experiências práticas, devendo o professor disponibilizar diversos tipos de exercícios e atividades educacionais, pois o desenvolvimento e a aprendizagem humana, segundo Vygotsky, estão diretamente vinculadas às suas experiências.

OBJETIVOS

PROFESSORES UNB

Selecionados entre os melhores profissionais formados pela UnB, os professores do Colégio ALUB Ensino Médio conhecem de perto todos os desafios que o aluno vai encontrar no vestibular, Novo ENEM e no PAS. No ALUB, o professor é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem. Além da atuação em sala de aula, a experiência nos processos de seleção da UnB é fator decisivo para o desempenho da turma.

EXCELÊNCIA EM APROVAÇÃO

Em 2012, 1.909 alunos foram aprovados na UnB, 273 no PAS e 55 alunos aprovados na ESCS estudaram na Rede ALUB. É isso ai! Seu futuro não pode esperar! Então, não perca tempo e faça agora sua matrícula e garanta sua vaga na UnB.

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